quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Os Fantasmas do Teatro Santa Isabel (Recife)


No coração do Recife, em frente à Praça da República, fica o imponente prédio do Teatro de Santa Isabel, Mas, por trás de uma fachada imponente, cheia de significados para a história de Pernambuco, o Teatro de Santa Isabel esconde mistérios insondáveis. Nos camarins, na platéia, nos corredores e camarotes, desfilam visagens e são ouvidos sons arrepiantes que se confundem com as muitas lembranças guardadas no prédio. Desde os anos 90, o Santa Isabel vinha passando por um interminável processo de restauração. Mas o teatro já foi reaberto. Agora, lá são apresentados espetáculos de todo o tipo. Contudo, testemunhas anônimas que circulam no antigo prédio à noite garantem: quando o público e os artistas se retiram, permanece em cartaz "ópera bufa" dos mal assombros e almas penadas no espaço emoldurado por belíssimas cortinas.

O escritor e sociólogo Gilberto Freyre descreve alguns desses acontecimentos inexplicáveis:

"O que se murmura entre os empregados antigos e discretos do Santa Isabel é que em noites burocraticamente silenciosas se ouvem, no ilustre recinto, ruídos e aplausos, palmas, gritos de entusiasmo de uma multidão apenas psíquica. Mas sem que se possa precisar a que ou a quem são os seus aplausos de bocas e mãos que não aparecem."


"Há também quem afirme ter visto no interior do Santa Isabel, em noite de silêncio e rotina, a figura de austera senhora do Recife, há longos anos morta e sepultada em Santo Amaro".


(DEPOIMENTO DE FUNCIONÁRIO DO TEATRO EM VIDEO)






___________________________________________________________________
"BLOG MIDIA DO MEDO" NO FACEBOOK CURTA AQUI.

___________________________________________________________________

Um comentário: